Por que sentimos enjoo?

Por que sentimos enjoo?

Enjoo da vontade de vomitar?

O enjoo ou náusea é a vontade ou iminência de vômito. A náusea pode ou não levar ao vômito, mas geralmente, essa sensação vem acompanhada de outros sintomas, como suor frio e sensação de desmaio. É comum, que algumas pessoas passem mal em algumas situações especificas: no carro, lendo no transporte.​

enjoo2

Para que o cérebro entenda se estamos em movimento ou não ele precisa da ajuda de três sistemas:
​Visão;
Ouvido interno (onde tem o labirinto que também ajuda no equilíbrio);
​Propriocepção (nada mais é do que reconhecer a posição do nosso corpo no espaço mesmo de olhos fechados, por exemplo, saber que estamos sentados, braços cruzado, tocar as orelhas).
Quando lemos um livro em um veículo em movimento, o cérebro recebe a informação da visão e da propriocepção que estamos parados (afinal estamos sentados, ou seja, em repouso), mas o labirinto manda para o cérebro a informação de movimento, pois dentro dele existe um liquido que se move conforme o movimento de aceleração, frenagem e curva que um carro faz, por exemplo.

E é essa “confusão” do cérebro com informações simultâneas que estamos em movimento e repouso que causa a cinetose ou enjoo.
O enjoo que sentimos no carro é chamado de cinetose (ou enjoo de movimento) e nada mais é do que a náusea ou mal estar que algumas pessoas apresentam quando estão em movimento, seja em carro, avião, barco ou até mesmo em brinquedos em parques de diversão.

enjoo

Alertas e dicas

Alguns alertas são necessários em casos de enjoo, para não gerar problemas maiores na saúde. Um quadro mais grave de vômito pode culminar em desidratação. O enjoo também pode indicar problemas neurológicos graves, por isso é fundamental a avaliação médica.

Existem medicamentos que previnem o aparecimento de enjoo, são os antivertiginosos e os antiemeticos. Mas, lembre-se que é necessário consultar um profissional e ter prescrição médica para fazer uso de medicamentos.

O uso de medicações é uma opção para cessar o enjoo, mas também é bom evitar ingerir quantidades maiores de alimento antes de viajar, fazer uma alimentação mais leve e hidratar-se bem.

Fonte
evelyne cristina lyra da costa
Registro Profissional: 143355
Dra. Evelyne Cristina Queiroz Lyra
Publicado em: 25/04/2017

Envie seu comentário